A arte e sua potencialidade na abordagem STEAM



Trabalho

Ano: 2020

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Cavalheiro, Mariane

Orientador: Santaella, Lucia


Assunto: Arte,Educacao,Abordagem STEAM,Art,Education,Science, Tecnology, Enginnering and Mathematics


Resumo: Esta pesquisa tem como objeto de investigação a introdução da arte como campo de saber dentro da abordagem STEAM. A pesquisa se inicia com a apresentação desta abordagem, e as diretrizes de aprendizagem potencializadas pelo STEAM dentro do Colégio Bandeirantes, apresentando como parâmetros experiências anteriores como a Bauhaus e outros campos híbridos da arte e educação. Este estudo pretende destacar a importância da arte dentro da educação e suas aplicações, principalmente na pesquisa científica por introduzir o fator criativo e a visão crítica dentro do panorama social. Como efeito desta transformação, percebemos também como a arte pode incentivar o trabalho em grupo. Para isto, mostramos também como se deu a capacitação do corpo docente no processo de modificação para a abordagem STEAM. O corpus da pesquisa abrange a proposta pedagógica que surge a partir dos estudos de Dewey e sua filosofia da educação, juntamente com Ana Mae Barbosa que apresenta a abordagem triangular para a educação, e Santaella pelo estudo relacional de Peirce com o campo triádico da Semiótica. A partir da visão de Dewey relacionamos a arte ao ato de experienciar, compreendendo que a educação não se restrinja à transmissão do conhecimento como algo acabado, mas que os saberes e habilidades adquiridas pelo estudante pudessem ser integradas à sua vida como cidadão comum, com aplicações à vida pessoal. A pesquisa busca compreender o que caracteriza a aplicação do STEAM na educação, suas propostas e metodologias desenvolvidas a partir da experiência introdutória no Colégio Bandeirantes, mostrando a potencialidade da arte dentro da educação, expandida dentro da abordagem STEAM


Abstract: This research has as its object of investigation the introduction of art as a field of knowledge within the STEAM approach. The research begins with the presentation of this approach, and the learning guidelines enhanced by STEAM within the Bandeirantes college, presenting as parameters previous experiences such as Bauhaus and other hybrid fields of art and education. This study intends to highlight the importance of art within education and its applications, mainly in scientific research as it introduces the creative factor and the critical view within the social panorama. As an effect of this transformation, we also realized how art can encourage group work. Furthermore, we also explicit the means through which the training of the teaching staff occurred during the process of modification for the STEAM approach. The research corpus encompasses the pedagogical proposal that arises from Deweys studies and his philosophy of education, together with Ana Mae Barbosa who presents the triangular approach to education, and Santaella for Peirces relational study with the semiotic triadic field. From Deweys view, we relate art to the act of experiencing, understanding that education is not restricted to the transmission of knowledge as something finished, but that the knowledge and skills acquired by the student could be integrated into his life as a common citizen, with applications personal life. The research aims to understand what characterizes the application of STEAM in education, its proposals and methodologies developed through the introductory experience at Colégio Bandeirantes, showing the potential of art within education, expanded within the STEAM approach


Referência: Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020-07-09

Tags: